A Noiva Caveira e Outras Histórias Antigas é um e-book disponibilizado gratuitamente pela Editora Wish contendo pequenos contos de diversas partes do mundo.
A Editora Wish é conhecida por publicar livros contendo histórias raras e inéditas no Brasil, tais como os contos de fadas nórdicos e celtas, bem como as penny dreadfuls da era vitoriana.
Como todos os contos antigos, as histórias selecionadas sempre trazem alguma "moral da história", com um ensinamento que devia ser passado oralmente para educar os jovens sobre os perigos do mundo antigo. Um exemplo claro é logo a primeira história e que dá título a essa publicação, onde a donzela acaba se envolvendo com um ser sobrenatural (uma caveira disfarçada de um homem lindo) e sai da casa dos pais para viver com esse ser, descobrindo seu infortúnio tarde demais e arrependendo-se de não ter escutado os conselhos de seus familiares.
A moral aqui é: Quando a esmola é demais (no caso a beleza); desconfie.
A publicação conta com os seguintes contos:
A Noiva da Caveira - 1910 - Nigéria
Cinderela Italiana - 1634 - Itália
A Amizade dos Anões - 1887 - Alemanha
Fada do Mar - 1877 - Alemanha
O Caçador de Focas e o Sereiano - 1910 - Escócia
Baba Yaga e Vassilissa, a Bela - 1855 - Rússia
A Lenda de Yara - 1917 - Brasil
Extra: Trolls, Elfos e Nokkens - 1851 a 1909
Essa parte foi produzida a partir de três livros, pertencentes aos autores mencionados acima, e é um verdadeiro glossário de como surgiram as diversas criaturas que hoje estão presentes em diversas obras da literatura e do cinema.
"O que pode ter dado origem a, e indelevelmente ter imprimido e desenvolvido na imaginação das pessoas, uma superstição, que é muito memorável, quando opiniões parecidas são encontradas entre a maioria das pessoas no Norte da Europa? É provável que a falta de familiaridade com a natureza e seus poderes, combinada com o desejo inato de encontrar um motivo e explicar os diversos fenômenos naturais, que todos os dias e todas as horas atraem a atenção da humanidade, os tenha levado a ver as causas desses fenômenos no poder dos seres que, como eles acreditavam, os havia produzido, e depois se ocuparam com e em suas próprias produções. Esses fenômenos eram muito numerosos e diversos para permitir a imputação deles a um único ser, e assim, vários seres sobrenaturais foram imaginados, cuja perigosa influência e perniciosa ira tentaram eliminar com sacrifícios e outros meios. (...) tudo o que em nosso tempo é facilmente justificado com causas naturais, pode, para o camponês simples, totalmente alheio aos conhecimentos acerca da natureza e de seus poderes secretos, parecer sobrenatural."
"A origem das montanhas, de acordo com lendas alemãs, e sua superfície desnivelada da terra é porque os gigantes foram pisando enquanto ela ainda era macia e recém-criada. Essa crença fez com que eles dessem o nome Montanhas dos Gigantes (Riesengebirge) a uma das principais cadeias de montanhas. Os escandinavos também tinham essa mesma crença, e até hoje os islandeses dão aos picos mais altos o nome de Jokul, uma modificação da palavra “Jotun”. Na Suíça, onde a neve não para de cair e se assenta nos topos das montanhas altas, as pessoas ainda contam histórias antigas da época em que os gigantes andavam por lá."
A palavra dinamarquesa para fantasmas é Gjengranger, ou Gjenfaerd, relacionada exatamente ao francês revenant."
O que vocês acharam dessa seleção de contos? Gostaram?



0 comments